quinta-feira, 27 de novembro de 2008

culinária marroquina




Culinária Marroquina
A culinária marroquina é muita rica em sabores, combinando ingredientes frescos - especialmente verduras, frutas e amêndoas - com temperos exóticos. Acrescente a isto a influência de outras cozinhas, como a do Oriente Médio e a francesa, e você terá uma vasta variedade de pratos deliciosos.

Nós aconselhamos que você faça suas refeições em restaurantes locais, ao invés de fazê-las nos restaurantes dos hotéis, que normalmente servem comida européia.

Se você estiver procurando uma refeição leve, uma das mais saborosas é o omelete berber - uma omelete enriquecida com tomates, cebolas, pimentões, cominho e outros temperos, feita numa frigideira e servida com pão fresco.

Uma refeição mais completa normalmente tem início com um enrolado feito de folhas de uva recheadas com arroz e carne, acompanhados de um molho feito de iogurte, ou ainda um harira, que é uma sopa feita de carne, verduras, grão de bico e temperos.

Muitos restaurantes servem carne de carneiro ou frango grelhados chamados de brochettes. Nas cidades costeiras também é possível encontrar belos pratos de peixes frescos. Os pratos principais normalmente são acompanhados de pão e de uma salada de tomates, pepino, cebolas e salsa. Saladas francesas, como a salad nicoise também fazem parte do cardápio de alguns restaurantes.

A mais famosa especialidade marroquina é o couscous, que é, sem dúvida, o prato mais consumido no país. Grãos de semolina são feitos no vapor até ficarem leves e macios, para depois serem preparados com vários legumes temperados e misturas de carne. O resultado é um prato típico delicioso!

As sobremesas típicas ou são extremamente doces (massas doces mergulhadas no caramelo, por exemplo), ou refletem a influência francesa na culinária local (panquecas, crepes, creme caramel e sorvete). Aqueles que não apreciam muito os doces não terão dificuldade em encontrar frutas frescas para terminar suas refeições.

Quanto às bebidas, refrigerantes e água mineral são encontrados em todo lugar e em muitas variedades. Mas existem outras bebidas que conquistam a preferência dos marroquinos.

O chá é, definitivamente, a bebida nacional. No Marrocos ele é forte, doce e temperado com hortelã, e é a bebida oferecida como boas vindas nas casas dos locais. Muitas pessoas se admiram que este chá, mesmo quente, pode ser muito refrescante.

O café é normalmente servido puro ou com leite. Café turco - bem forte e doce - também pode ser facilmente adquirido.

Sucos de fruta feitos na hora são excelentes! O mais comum é o de laranja, mas muitas barracas nas ruas terão outras variedades, como limão, grapefruit, maçã, abacaxi e morango. As cervejas locais são muito apreciadas por nossos viajantes.

As principais marcas são Stork, Flag Pils e Flag Special. Experimente também o vinho marroquino Guerrouane, produzido em Meknes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Casa de D. Tiana!

                              É comum ouvirmos, em relação à escola, essa frase;" é a minha segunda casa".   Não discordo, cada um...